quinta-feira, 20 de setembro de 2012

E amanhã sai o iPhone 5


Como diz no título, amanhã, dia 21/9/2012 é o lançamento oficial do iPhone 5 no território nipônico.
No dia 18 desse mesmo mês, deu início às encomendas, apesar do começo ser as 16 horas, só na loja onde trabalho (é de eletrônico, não uma loja de telefonia) teve mais de 300 encomendas! e isso em menos de 5 horas! E como os brasileiros geralmente estão por fora, ou por não saber a língua, ou por não procurar se informar e nem uma revista brasileira não tocar no assunto, se bem que acho difícil, pois os lançamentos da Apple por aqui é guardado a 7 chaves, e só é revelado o lançamento às revendedoras ou no dia, ou na noite anterior... e para piorar, quase junto com a imprensa... então, na loja onde trabalho, chega a notícia, e taca dos funcionários efetivos correr para fazer os pôsteres, organizar preços, etc...
Então, como estava dizendo, os brasileiros como estão de fora, provavelmente poucos terão antes de meio ano após o lançamento...
E quais são as novidades? além de ser mais rápido, mais fino e todo o blábláblá do nosso finado Steve, e de que todos no brasil estão sabendo (ou não, se não souber pode pesquisar, pois deve ter algo), aqui em terras nipônicas ele vem com o sistema 4G e LTE, não sei qual a velocidade do 3G do Brasil, mas no Japão a velocidade máxima é de 7,2 mbps, e o 4G promete velocidade máxima de 76 mbps (não sei se isso se aplica ao celular, pois isso é o dado que apresenta para os aparelhos de internet móvel das operadoras japonêsas), outra coisa que muda é o preço do aparelho, antes da oficialização do 5, o 4S de 16 gigas custava 46,080 yenes (cerca de 590 dólares) e após a oficialização baixou para 35,520 (cerca de 455 dólares) o 5 está chegando um pouco mais caro que é de 51,360 yenes (cerca de 660 dólares) e o plano também ficou um pouco mais salgado, cerca de 6,755yenes mensais que seria mais ou menos 87 dólares (no caso do 16 gigas, o aparelho sai por 0 yenes) enquanto o modelo anterior custava em torno de 77 dólares mensais... provavelmente o 4G careou o plano de internet...
E... o que deu muito a falar... entre os japoneses é o sistema de Tethering! Mas o que é isso? bem, explico... esse sistema permite smartphones em geral se transformar em um aparelho Wi-Fi, quer dizer, poderá de modo legal, compartilhar a internet do Smartphone (não sei no brasil, mas muitos brasileiros usam aplicativos piratas para fazer isso)! E das duas empresas que detém o direito de venda do iPhone, uma (empresa A) havia declarado que iria abaixar o preço das mensalidades igual ao concorrente, e a outra (empresa S), havia declarado que o sistema é inútil. Mas, com os rumores que caso a empresa S não adotasse o sistema de tethering, estaria em desvantagem na corrida das empresas de telefonia. Então o presidente da Empresa S declarou que "então usaremos o Tethering", e a corrida pelo iPhone continua (ah! para usar o sistema, tem o custo adicional de 525 yenes).
O chato, que muitos brasileiros que aqui residem, não estão sabendo nada sobre o 4G, ou do Tethering, e só estão atrás da maçã No.5 só pelo fato de estar na moda... muitos me perguntaram sobre o aparelho, mas todos eles não sabiam dos dois poréns...
Bem, ainda bem que amanhá (ou hoje, termino esse post após a meia noite rsrsrs) é meu dia de folga, e por causa disso, estarei loooonge do corre-corre da corrida da maçã No.5...

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

E os Brazucas?

ontem falei mal do sistema japonês. Mas e os brasileiros?
é... muitos que estão no Brasil, aliás nem os que estão aqui não sabe bem o que se passa com o povo tupinikin do sol nascente (me refiro aos descendentes e cia).
Resumindo há quatro tipos, e esse se subdivide em quatro.
O primeiro, é o "Brasilium Adaptoris" (rsrsrs), Muitos sofreram o choque cultural, mas acaba compreendendo o "sistema" japonês de vida, se adaptam e compreende e alguns até aceitam o estilo de vida. adaptam, mas não deixam de ser Brasileiro. não dispensa o feijão nem que seja periódico, anda tanto com japoneses ou brasileiros. Não se tem muito a falar deles, pois é um povo pacífico e não se destaca muito socialmente. e uma parte deles não gosta de brasileiros (calma, não dê pedradas neles... ao ler o quarto tipo, irão entender... ou não, já tive uma briga grande no orkut por causa do assunto)
O segundo é o "Originis Negadus" (lol) são um tipo raro entre os brasileiros, mas tem gente de outras raças que se encaixa no estilo. Geralmente são pessoas que querem esquecer do país origem, tem vergonha dele, se perguntar de onde veio, e apesar de não dominar a língua, de um modo fluente, e quando tem algum tradutor em algum recinto público que fale a língua deles, eles dispensam com um olhar de desprezo com cara de "eu não preciso de você, sou um nativo, sei falar a língua daqui", tenta evitar o convívio com tupiniquins e por causa de dispensar a ajuda de intérpretes, acabam fazendo algumas confusões, devido a falta de conhecimento da lingua.
O terceiro é o "Isoladus Numeumundus" (aff tô forçando nos nomes cientifico), esses estão sumindo, mas são brasileiros que apesar de conviver com os brasileiros e japoneses, muitos deles acabam por algum motivo vivendo meio isolado no seu mundo. Tem alguns com mania de perseguição, achando que estão sendo vigiados por algum tipo de máfia, tanto faz ser japonês ou brasileiro. Outros não se abrem, provavelmente pelo mal de DNA, é muito fácil ver um descendente de japonês introvertido e tímido. já tive problemas com um desses, quando trabalhava em uma fábrica. Como a pessoa era novata, e estava trabalhando comigo, fui gentil como sou com qualquer outro... ahhhh X( foi uma graaande burrada, o moço achou que estava dando em cima dele, começou a passar a mão na minha bunda... afff...
E por último o "Brasileirus Extrêmium". um dos que mais se destacam infelizmente... não sei como eles eram no Brasil, mas muitos deles vem para cá veem que o povo japonês tem medo daqueles que gritam, então acabam ficando folgados. andam com um puta sonzaço no carro e grande parte deles escutando sertanejo ou alguma música brega (que eu saiba, sonzaço no carro se escuta som tipo putz-putz), no prédio onde mora, escuta som no último volume (pratica extremamente desrespeitosa no Japão), fala alto em local público (idem, mas muitos jovens japoneses fazem isso), fazem japonês de idiota falando em português, e muitas coisas mais que japoneses acham desrespeitosos, Muitos andam como bad-boy surfista independente da idade, Muitos deles desrespeita qualquer tipo de educação japonesa e quando é questionado sobre isso diz "foda-se eu sou brasileiro e faço como o brasileiro faz!" alguns já tem gangues, e cometem pequenos delitos falando que "trouxa é quem deixa ser roubado" e na época que deu a grande crise no japão, muitos voltaram para a terra natal deixando contas pendentes, muitos compravam iphone parcelado e voltava sem pagar, pegavam cartões de crédito estouraram seus limites e voltaram sem pagar. usaram até não poder mais o seguro desemprego, e voltaram para o Brasil com a ajuda do governo japonês, falando mal do país e falando que nunca mais voltariam aqui, acreditando nos noticiários que diziam que o Brasil está um país quase igual ao Japão economicamente. Três anos depois, passado o período que eles acreditaram que o governo deu (na verdade o período foi dito três anos ou mais dependendo da decisão do governo), e muitos deles estão querendo voltar, apesar de muitos terem prometido não voltar mais.
E a subdivisão seria dos filhos dos citados acima que cresceram aqui. o primeiro é o japonesinho, foi educado em escola japonesa e ou não fala português ou fala quase nada esses estão ganhando espaço no mercado japonês, trabalhando junto deles em vez de fabricas. O segundo é o que foi criado em escola brasileira de péssima qualidade (é o que mais tem aqui, paga pra não receber qualquer tipo de educação), e depois de uma certa idade que se pode ficar sem cuidados de adultos, são criados banhados a video-game, desenhos brasileiros filmes brasileiros para que os pais não precise pagar pelo "estudo" falam mal o português e não fala japonês esses acabam com o mesmo destino dos pais... confinado em fábricas dependendo de intérpretes para tudo. E o terceiro, vão em escola brasileira de qualidade mediana... eles sabem um pouco de japonês e português, mas não o suficiente para conseguir um bom emprego no japão ou no brasil. geralmente acabam trabalhando ou em fabrica, loja brasileira ou nas empreiteiras como tradutor, ou coisa parecida.

Bem, ficou grande, mas ainda não "falei" tudo do que se passa aqui entre o povo. mais pra frente provavelmente falarei mais sobre o povo daqui.

até o próximo post!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Hajimemasite!!! Prazer!

Olá, usarei este cantinho para colocar coisas q penso, criticas, curiosidades do mundo pop japonês, algumas bobagens minha...
Sei que muitas das críticas que irei fazer será xingada por muitos, mas só morando em outro país para saber o que eu sinto, e alguns que tem a cabeça um pouco diferente da maioria também.

Começarei falando do "mundo encantado de estar no Japão".
Muitos que estão no Brasil, acham que aqui é um mundo cheio de flores, onde temos eletro-eletrônicos tops em nosso alcance, um salario de dar inveja, e da parte dos otakus (sim, sou otaku), acham que estamos no paraíso, onde podemos comprar os lançamentos e assistir anime na tv aberta.
Mas, muitos desconhecem o que é estar aqui na verdade. aliás os próprios brasileiros também não sabem dizer ao certo.
Mas o porquê disso? Desculpe mas vou quebrar o sonho de alguns, mas o Japão não é nada bonito. o Japão mostrado nos animes é como o Brasil mostrado em novelas, todo enfeitado. Aqui o povo atual é sem educação, a juventude pior ainda, o sistema de trabalho é péssimo, a lei trabalhista idem. Para piorar, os estrangeiros sofrem preconceitos, e muitos que vem do Brasil, Peru, Filipinas, China, Indonésia são vistos como simples mão de obra para trabalhos onde muitos japoneses se recusam a fazer, pois é pesado, perigoso, sujo entre outros. e para piorar existe o preconceito.
Preconceito dos dois lados. dos japoneses que não veem nós com bons olhos e dos próprios brasileiros que a grande parte não se mistura com japoneses, falam mal e ainda reclamam que sofrem preconceito.
O custo de vida não é barato, apesar de eletro-eletrônico ser barato, pra se ter uma ideia, Playstation3 no japão custa em torno de RS615,751 no japão (usando o conversor de moedas do yahoo) http://www.edion.com/CSfLastGoodsPage_001/86896 enquanto no ponto frio vi por RS 1.399, mas em contrapartida coisas básicas como alimento tem o preço é bem alto, uma alface americana custa uns 4 reais, e frutas, não são vendidos a duzias no brasil, mas em unidade, quando está barato, uma laranja custa em torno de R$ 2,30 a unidade. O aluguel também não é barato. morava em uma casa barata com 2 quartos, sala, cozinha com copa custa em torno de R$1300 onde moro (e olha que moro em uma cidade grande, mas não é capital, em Tóquio chega de Rs 2000 a 4000 o aluguel nas mesmas condições).
O salário também diminuiu aos longos dos tempos, Geralmente brasileiros são Horistas, então ganham por hora e sábados, domingos feriados e hora extra tem um acréscimo de 25% o salario básico feminino a 15 anos atrás, era em torno de 1000 yenes a hora e o masculino 1300 y/h e era fácil ganhar em torno de 250 mil yenes por mês, hoje em dia baixou pra 900 a hora e o masculino 1100 a hora, e o salário chega a uns 200 mil por mês, sem contar que naquela época, muitos deixavam os filhos no brasil, e trabalhavam, e economizavam pra depois voltar para o Brasil, as empreiteiras ajudavam a pagar o aluguel, então a moradia saia pela metade do preço, e muitos evitavam supérfluos para voltarem logo e realizar o sonha da casa própria comprava só presentes pros parentes e comia a base de arroz, ovo e repolho e frango (o mais barato). Hoje em dia, muitos estão em família, com 2 filhos ou mais, pagam escolinha brasileira (que é mais cara que a  japonesa) e algumas mais creche, pelo fato de fazer hora extra e a escola não atender o horário, compram comida brasileira em loja de produtos brasileiros, usam roupas de marca (é normal ver brasileiros com carteiras da louiz vutton), tem X-Box, PS3, Tv de mais de 40 polegadas, som de última, ipod, ipad (tem gente que dá ipad para o filhinho de 6 aninhos), iphone, home theater, machintosh, computador top, carro, e muita gente que não exita em comprar um fone de ouvido Beats Monster, mas pouco tempo para desfrutar de tudo isso, pois trabalha 12 horas por dia, 6 dias por semana.
É, ganhamos menos e gastamos mais... muitos que estão vivendo bem, estão vivendo a fio, tem tudo, mas não sobra muito no final do mês, e... voltando pobres pro Brasil.

aff... ficou comprido, mas em um próximo post irei falar melhor do preconceito e das diferenças salariais/gatos de hoje em dia em comparação a anos atrás.

Nja, Bye!